domingo, 7 de fevereiro de 2010

Resultados do fim de semana

Inicio da segunda fase nos campeonatos de juniores C na AF Aveiro. Ambas as equipas do CF União de Lamas tiveram a sua estreia nesta fase.


I divisão - 2ª fase série dos últimos - 1º jornada

CF União de Lamas vs AC Cucujães


Durante a semana tentou-se mentalizar a equipa para a difícil tarefa que se avizinha nas próximas 18 jornadas, parece que a mensagem não estava ser encarada com a seriedade devida e chegou-se ao ponto de recorrer a métodos pouco ortodoxos para alertar o grupo...

Antes do jogo, mais que desenvolver instruções tácticas, achei que deveria reforçar essencialmente a necessidade de começar bem e de que nesta nova fase tudo começa do zero, incluindo a "forma" dos adversários.
Mesmo assim a "descontracção" que se notava não prenunciava nada de bom, na generalidade a equipa julgava-se tão superior ao adversário que o jogo se resolveria naturalmente.

Puro engano, entramos mal, muito mal (e ainda estou a fazer um elogio à nossa forma de abordar o jogo), sofremos um golo antes dos 3 minutos de jogo, tivemos muitas dificuldades em assentar ideias e apenas à passagem dos 20 minutos construímos uma jogada digna desse nome.
A atitude da equipa era desesperante para quem estava de fora...
A partir dos 20 minutos a equipa estabilizou um pouco e assumiu o controlo do jogo. Felizmente conseguiu o empate pouco depois, por Carlos Ferreira e começou a melhorar significativamente a sua produção.
Ao intervalo a preocupação foi tentar apelar um pouco à unificação da equipa, colocar o nosso jogo em prática, mostrar outra atitude em campo. Lembro-me de questionar a equipa se aqueles 35 minutos foram suficientes para que acreditasse no que havia sido dito durante a semana ou se a lição ainda teria de ser mais dolorosa.
A equipa estava tão apática que, sentindo a necessidade de "pegar por algum lado" foi difícil decidir por onde. Optei por "inventar" o João Tiago como central (já experimentado no amigável da semana anterior) e recuar o Pedro Martins para a posição de trinco. Objectivo primordial era tentar entrar concentrados e evitar mais uma surpresa nos minutos iniciais e conseguir maior ligação entre sectores, associada a uma melhor circulação e manutenção da posse de bola.

O adversário assumiu o jogo que mais lhe convinha, jogar com calma, fechadinhos no seu meio campo na tentativa de não sofrer golo e de vez em quando espreitar um venenoso contra-ataque. Pela nossa parte cabia-nos assumir o jogo de forma eficaz, evitar o contra-golpe adversário e assumir que este era um jogo para vencer.
Na globalidade a equipa melhorou substancialmente o seu jogo, acabamos por fazer o 2-1 por Pedro Martins na sequência de um livre e conseguimos segurar a bola na nossa posse através de uma circulação mais eficaz. Sofremos alguns sustos na parte final mas é verdade que também dispusemos de muitas oportunidades para finalizar.
O resultado acaba por ser justo, no geral fomos (apesar de tudo) a melhor equipa em campo.

Do jogo fica a esperança de que o "susto" tenha servido para despertar a equipa.

Resultado final CF União de Lamas 2-1 AC Cucujães

__________

II Divisão - série dos últimos B - 1ª jornada

CF União de Lamas 0-0 ADC Lobão


Confronto com uma equipa conhecida, como quase todas, da fase anterior. O jogo correspondeu às expectativas que tinha, equilibrado, com algumas lacunas de parte a parte que poderiam beneficiar a equipa que melhor soubesse tirar partido das debilidades adversárias.
A primeira parte foi dominada territorialmente pela ADC Lobão, com maior posse de bola. Apesar desse domínio e de alguma facilidade em chegar à zona de finalização não teve oportunidades muitas claras de golo. A equipa do União de Lamas aguentou-se bem e o 0-0 ao intervalo era um resultado justo.
A segunda parte acabou por inverter o cariz do jogo e foi totalmente dominada pelo União de Lamas, certo que baseando-se quase sempre na acção individual de um ou outro jogador o que foi limitando as hipóteses de sucesso na finalização uma vez que o portador da bola, geralmente desacompanhado, acabava cercado de adversários.
Nos minutos finais a partida acabou por se equilibrar um pouco mais, mesmo assim o União de Lamas foi tendo mais posse de bola e conseguiu efectuar melhor as coberturas defensivas, assumindo um jogo mais apoiado no seu ataque.

O resultado final parece-me justo mas acabaram por ser do União de Lamas as melhores oportunidades para finalizar.

Sem comentários: